terça-feira, 30 de novembro de 2010

Roma/PR

Roma de Itapetininga/SP

Escudo usado em Barueri/SP

Escudo antigo em Apucarana/PR

Escudo Atual


Nome: Roma Esporte de Apucarana LTDA.
Cidade: Apucarana/PR
Fundação: 14/12/2000
Cores: Vermelho, Preto e Branco
Mascote: Dragão
Estádio: Municipal Bom Jesus da Lapa
Capacidade: 20.000
Histórico: Esse é sem dúvida nenhuma um dos clubes mais confusos do futebol brasileiro, mas vamos tentar mostrar a história do time.
Em 2000 surgiu em Barueri/SP um clube empresa chamado Roma Inter, patrocinado pela Construtora Roma dos irmãos Antonini, esse clube rapidamente alcançou sucesso, pelo fato de possuir muito investimento, sendo campeão da Copa São Paulo de Juniores de 2001.
Em 2001 mesmo, após uma dissidência entre o grupo investidor e a Prefeitura de Barueri o clube anunciu sua saída do município. O grupo que ficou fundou o Grêmio Barueri (hoje Grêmio Prudente) e o que saiu resolveu se mudar para Apucarana/PR, levou consigo boa parte do grupo campeão da Copa São Paulo e todo o dinheiro da empresa.
Ainda em 2001 filiou-se a Federação Paranaense e disputou a Terceira Divisão obtendo vaga para a segunda divisão. Em 2002 consegui obter a quarta vaga destinada a primeira divisão. De 2003 até 2006 fez campanhas regulares no meio da tabela, até que em 2007 ficou em 15º lugar e foi rebaixado. Em 2010 conseguiu finalmente ser campeão da segundona e retornar a elite paranaense.
Porém a história deste simpático clube não acaba. Em 2008 meio ressabiados pelo rebaixamento no campeonato paranaense, o grupo Antonini resolveu criar uma filial paulista para disputar a Quarta Divisão estadual. Liderados por Kiko Antonini o clube escolheu Itapetininga, disputou a competição, porém devido a falta de apoio da prefeitura e dos torcedores o time foi para Santana do Parnaíba, licenciando-se logo depois.

2 comentários:

  1. é,com toda certeza,a historia do Roma é a mais confusa do futebol,não conheço nenhum outro caso de times que chegou ate mudar de Estado?...vc conhece mais algum outro exemplo?

    abraço,parabens pelo blog.

    TO TENTANDO,MAS TA DIFÍCIL DE ACHAR HISTORIAS TÃO BOAS QUANTO AS SUAS: escudosumapaixao.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse ROMA, veio para ITAPETININGA em virtude da mal administração esportiva que por aqui vivenciamos sem um secretario de esportes com competência, sem estádio municipal e após ter 3 equipes na Terceira divisão do Estado, sendo que nenhuma foi a lugar algum essas equipes fantasmas que hoje predominam no Brasil nossa cidade foi contemplada com essa palhaçada que disputou a 4 divisão e envergonhou o nome de ITAPETININGA, chegando a mandar as partidas em CAPÃO BONITO. O esporte de ITAPETININGA, hoje só temos pessoas que se dizem entendidas de futebol, pois os verdadeiros ´´PROFISSIONAIS`` não são consultados sequer para realizar trabalho de base, prevalecendo assim os carrapatos nos cargos políticos.

      Excluir