domingo, 10 de maio de 2009

Clubes Extintos no Mundo

Sempre fui apaixonado pelas histórias de clubes extintos. Quando competiram? Porque pararam? Em que clubes se transformaram? Fundiram-se?

Pois bem, os clubes espanhóis são pródigos nessa arte, a extinção.

Nessa nova série vou tentar contar um pouco dessas histórias.

O primeiro clube da série é o Hercules Club de Fútbol de Alicante:

Tudo começou em 1914 quando surgiu o Hercules Football Club, que como pode se ver possuía um escudo que não tem nada a ver com o atual. A equipe jogava de vermelho e branco. Mudou de nome em 1922.


Em 1918 nasceu o Club de Natación de Alicante que apesar do nome disputava jogos de futebol. Fundado por Casimiro de La Viña a equipe foi a mais importante da década de 20 na cidade de Alicante superando inclusive o Hércules Football Club. Disputava seus jogos no campo de La Florida (depois campo de La Viña), vestia azul e branco. Na Copa do Rey de 1924 o Natación disputou as quartas de final contra o Real Madrid, eliminado a equipe madrilenha com duas vitórias. Em 1927 a equipe desapareceu após ter recebido uma pesada sanção pela federação após incidentes causados em uma partida.

Em 1922 o Hercules Football Club se federou e em 1932 mudou o escudo, o que na época foi uma jogada de marketing. Como já foi dito o Hercules era uma equipe de menor expressão em Alicante, sempre ficando atrás do Natación. Com a extinção do Natación e o vazio deixado pelo clube, os dirigentes do Hercules resolveram renomear a equipe e mudar o escudo, o que se mostrou acertado. Pegaram o escudo do Natación retiraram o CNA e puseram HFC.

Com a mudança os torcedores do Natación que estavam órfãos adotaram o Hercules que passou a ser a maior equipe local.
Depois disso houve somente uma sútil mudança de cores no escudo e na nomenclatura da equipe que passou a ser Hercules Club de Fútbol SAD (Sociedad Anonima Deportiva) por conta da legislação esportiva espanhola.

4 comentários:

  1. sou curioso por clubes extintos principalmente de uruguay argentina inglaterra,um forte abraço.

    ResponderExcluir
  2. sou curioso por clubes extintos principalmente de uruguay argentina inglaterra,um forte abraço.

    ResponderExcluir